sábado, 31 de março de 2012

Filósofo

Luiz Felipe Pondé: "Homens e mulheres não são iguais"

Uma conversa rápida com o polêmico filósofo sobre mulheres, homens, filhos e envelhecimento

Redação iG São Paulo 30/03/2012 07:25
Texto:
O filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé costuma despertar reações extremadas - sobretudo entre mulheres -- em função dos pontos de vista considerados por muitos conservadores e, eventualmente, pessimistas. Recifense, de origem judaica, atualmente é professor de Ciências da Religião na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e de Filosofia, na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). 
Num bate-papo rápido, ele falou ao iG o que pensa sobre mulheres, homens, machismo, envelhecimento, filhos e conquistas. Confira agora.
Foto: Flávia WatanabeAmpliar
O filósofo Luiz Felipe Pondé sustenta opiniões polêmicas sobre mulheres
iG: O que falta às mulheres? 
Pondé: As mulheres devem sempre buscar igualdade diante de um tribunal da lei e de salários. Mas homens e mulheres não são iguais. O tema da igualdade, fora desse contexto jurídico e trabalhista, é um enorme erro e coisa de mulher infeliz, que só conhece homens ruins. Pena que as mulheres mais felizes não têm tempo para escrever sobre a relação delas com os homens.
iG: Machismo é...
Pondé: Só entendo o machismo no que se refere a homens que espancam mulheres.
iG: O que é fundamental ensinar para os nossos filhos homens?
Pondé: Que eles não precisam ser mulheres para serem do bem e que não precisam ter medo das mulheres só porque começam a perceber que gostam delas e, por isso, como todo mundo, seja homem ou mulher, temem aquilo que mais desejam...
iG: E para nossas filhas?
Pondé: É claro que devemos ensinar as meninas a buscarem independência econômica e financeira, mas também precisamos dizer a elas que mulheres que gostam de homens são uma benção para os homens. É essencial ensinar meninos e meninas que homens e mulheres são "feitos" um para o outro e que não devemos pensar em "nós" e "elas" ou “nós” e "eles", mas sim lembrar da delicia que é quando estamos juntos nos desejando mutuamente, ainda que de forma apenas platônica. Para mim, o mundo profissional melhorou muito depois que as mulheres entraram nele. Essa, aliás, é minha principal razão de defender a emancipação feminina: egoísmo sexual. Uma reunião de business sem mulheres é um deserto...
iG: O que dizer para uma mulher que acabou de casar?
Pondé: Boa sorte e cuidado. Não esqueça que a partir de agora tem um ser diferente de você vivendo com você e não adianta querer que ele seja como você porque ele jamais será. Sim, não seja pudica e goste de sexo.
iG: O que define uma bela mulher? 
Pondé: Isso é como pedir a definição de Deus. Uma bela mulher consome a realidade à sua volta com suas pernas, seus seios, cabelos e gestos (a brecha por onde aparece a alma invisível). Respira-se melhor quando há uma bela mulher por perto!
iG: Quem está envelhecendo bem?
Pondé: A rigor, ninguém. O envelhecimento não é para covardes. E quanto mais as pessoas querem ser jovens quando não mais o são, pior fica. Jogue fora cremes de pele, maquiagem, viagra. Para envelhecer bem você precisa aprender a detestar baladas e não bancar o ridículo (ou a ridícula) mandando para o mundo mensagens relacionadas com hábitos que há muito você não tem mais.

Nenhum comentário: