segunda-feira, 12 de março de 2012

Copiado do Ombudsmãe consumismo infantil

Publicitários censuram pais e mães em campanha contra a proibição da publicidade infantil.




Publicitários censuram pais e mães em campanha contra a proibição da publicidade infantil.


ABAP, Associação Brasileira de Agências de Publicidade, organizou um movimento para divulgar a idéia de que somos todos responsáveis pelo consumismo infantil (procure "somos todos responsáveis" no Feicebuqui).

A idéia central é engajar a sociedade para o conceito de que não se pode proibir a publicidade infantil, porque vivemos numa sociedade democrática e cabe aos pais o controle e a educação das crianças.

O movimento convida todos para o debate "corajoso" e afirma: "São bem-vindos todos os que desejam contribuir com sugestões, com ideias e com argumentos contra ou a favor das posições aqui claramente defendidas...Um debate maduro se faz sobretudo com respeito ao que é diferente e com disposição para argumentar em paz."

Pois bem. Aceitei o convite e fui lá dar meus pitacos. Demorou pouco, muito pouco, para eu descobrir que havia perdido meu tempo. O tal movimento, que se se propõe a defender a democracia, censura opiniões contrárias às deles: até o momento, eu, Taís Vinha e a Ana Cláudia Bessa, outra mãeblogueira muito preocupada com o tema, já fomos banidas da página deles no Feicebuque. Não podemos mais participar e todos os nossos comentários foram apagados.

O moderador chamou minha participação e a de outras mães de "patética". Afirmou que, ser contra a proposta deles e entrar naquela página, é coisa de "doente mental." 

Não discutem uma idéia, não contra-argumentam, apenas copiam e colam regras de participação ou tentam denegrir a pessoa dos participantes e não os argumentos propostos.

Vejam as respostas que estamos obtendo pela nossa participação no tal "debate":

Marcelo Morsbach Dias Tais Vinha, você já percebeu que o tempo que você usa para atacar quem pensa diferente de você nessa sua invasão patética aos espaços de discussão dos que não concordam com você é tempo que você poderia estar usando para divulgar suas idéias a quem de fato possa ter interesse por elas? Aproveite melhor o seu tempo!

Marcelo Morsbach Dias Giovana Saad, não se trata de democracia, só que alguém que busca um espaço de discussão de pessoas nitidamente contrárias às suas idéias não me parece estar buscando democracia e sim querendo semear discórdia e bate-boca. Eu acharia igualmente ridículo e patético se fôssemos discutir nohttps://www.facebook.com/groups/consumismoepublicidadeinfantil/, você não?

Marcelo Morsbach Dias Para mim, por exemplo, um ativista do PT que resolve pregar suas idéias em uma convenção do PSDB não é um democrata, é um doente mental, e para você Giovana Saad?

Somos Todos Responsáveis escreveu: "Oscar Mesquita Neto, as decisões do moderador não estão em discussão com o senhor. Se a campanha não lhe parece uma contribuição ao debate sobre a publicidade infantil, sugerimos que abra espaço para os que acreditam."

Somos Todos Responsáveis escreveu: "A senhora Tais Vinha, que se oculta atrás de um avatar, diferente de dezenas de outras pessoas que aqui participam abertamente, está convidada a conhecer nossa política de conduta (http://www.somostodosresponsaveis.com.br/2012/03/08/somos-todos-responsaveis-colabore-com-responsabilidade/) e a se apresentar, visto que seu perfil nada informa sobre si não sabemos se estamos diante de pessoa real ou "fake". Segundo orientação do código de conduta, a moderação deletará todos os comentários considerados impróprios, ofensivos, ou aqueles originados de perfis suspeitos, sobre o qual nada se pode saber, bem como não permitirá a prática de trolagem, que visa tumultuar a conversa com críticas vazias e sucessivas. Democracia não se confunde com baderna."


Senhores da ABAP e pessoas que, voluntariamente, cederam depoimentos à campanha: Isso lá é democracia? Isso é ser contra a censura? Isso é fomentar o debate? 

Entendo que a ABAP queira defender seus interesses e acho que a humanidade só evolui quando alguém discorda de alguém. Mas que falta de tato! Que desrespeito a nós pais que estamos engajados há anos nessa discussão. No mínimo, deveriam nos ouvir. 

Será que não percebem que, se a autoregulamentação estivesse sendo feita de forma satisfatória, não estaríamos debatendo a proibição? Somos pais e mães com milhões de coisas a fazer. Iríamos ficar perdendo tempo nos preocupando com algo que vai muito bem, obrigado?

Concordo que o tema exige coragem e a coragem deve vir de ambos os lados. Coragem de ouvir, de assumir o que está errado, de trocar, de negociar, de chegar a um consenso. 

Se somos todos responsáveis, sejamos, senhores. Inclusive em cumprir o que foi prometido no saite bonitinho que vocês criaram para a campanha. Ou esse será mais um caso de propaganda enganosa.

Espero que o Conar esteja vendo. 

==========

Leia mais:


Conheça a um grupo de pais preocupados com o consumismo na infância:


ONG que defende um olhar mais atento da sociedade para o problema do consumismo infantil:

Nenhum comentário: