terça-feira, 7 de junho de 2011

Notícias do site folha on line


15/02/2010 - 17h19

Livros do educador apresentam brincadeiras criativas para crianças

O autor e arte-educador Adelson Murta, conhecido como Adelsin, convida os profissionais da educação a resgatarem brincadeiras criativas para crianças. Os volumes "Cuidar Bem das Crianças!","Cuidar Bem das Águas" e "Cuidar Bem do Ambiente" estão divididos em "Conversa com as crianças" --"Convite à brincadeira" e "Como fazer"-- e "Conversa entre educadores" --"O que é importante observar!" e "O que podemos fazer!".
Em "Cuidar Bem das Crianças!", Adelsin descreve 12 brincadeiras que estimulam o educador a construir pontes entre as crianças que vivem em um século 21 repleto de estímulos. Dentre elas, o leitor lembrará de aviõezinhos de papel, bonecas de pano, pião, dentre outros divertimentos infantojuvenis.
No exemplar "Cuidar Bem das Águas", Adelsin propõe um conjunto de brincadeiras que envolvem, de alguma maneira, o elemento água. Com isso, ele insere esse elemento encantador no dia a dia da escola, convidando professores e alunos a entrarem em contato com a água sob vários pontos de vista.
"Cuidar Bem do Ambiente" reúne atividades relacionadas à exploração do espaço e dos elementos que existem nele, especialmente a natureza. O autor nos ensina a valorizar detalhes pouco percebidos em um tempo de sofisticação da indústria do brinquedo, entre eles o fato de que por trás do simples ato de riscar a maré no chão existe a possibilidade de se vivenciar a relação com o espaço e com a definição de territórios próprios.
24/04/2011 - 10h00

Coleção traz manuais práticos para dominar a arte da escrita

Desde os tempos mais remotos, o homem sente a necessidade de contar as coisas que lhe acontece ou de transmitir histórias e pensamentos que, por diversos motivos, possam lhe ocorrer. Uma das melhores maneiras de fazer isso é por meio da escrita.
Divulgação
Volumes da coleção trazem ferramentas para diversos tipos de texto
Volumes da coleção trazem ferramentas para diversos tipos de texto
Porém, não são todas as pessoas que têm a facilidade de colocar no papel de uma forma compreensiva e, especialmente, atrativa, seus pensamentos, observações e divagações. Pensando nisso, o selo Gutenberg, da editora Autêntica, lança a coleção "Guias do Escritor".
Por enquanto, três volumes apresentam técnicas essenciais para quem deseja escrever um texto claro e gostoso de ler e aos que precisam de ferramentas para usar no cotidiano profissional.
Em "Como Escrever Diálogos", é possível aprender a importância de tal estratégia em romances e contos e como usá-la para dar mais dinamismo a uma narrativa.
Já "Como Narrar uma História" apresenta orientações passo a passo para dar forma literária a um sentimento, uma sensação, uma imagem ou uma memória.
Ideal para pessoas que convivem num ambiente corporativo,"Como Escrever Textos Técnicos e Profissionais" ensina a elaborar relatórios, cartas e documentos eficazes.
Os livros estão com mais de 15% de desconto na Livraria da Folha: de R$ 24,50 por R$ 20,80 cada. Aproveite!
25/04/2011 - 16h00

Impressione a turma sabendo antes o que o professor vai dizer na aula

Não durma no ponto. Faça bem seu dever de casa, busque informações exclusivas, impressione nas lições
Não durma no ponto. Faça bem seu dever de casa, busque informações exclusivas, impressione nas lições
Dominar um conhecimento é a melhor arma para fugir das panelinhas violentas de uma escola. Às vezes, alguns estudantes esquecem que o objetivo de sua presença no colégio é se preparar o melhor possível para a guerra do primeiro emprego, o crescimento intelectual, tornando-se um adulto consciente de seus talentos e responsabilidades. Brigas, picuinhas, fofocas e outras algazarras só servem para atrasar seu caminho rumo à independência e ao sucesso. O melhor a fazer é se esforçar para ser fera no aprendizado, destacar-se por sua sabedoria, em meio à gente sem noção que se entrega aos seus instintos animalescos.
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Planejar seu desempenho na aula, por exemplo, é uma tarefa básica no treinamento de suas habilidades de comunicação. Antes de conseguir seu emprego, você já vai exercitando como captar ideias, expressar opiniões, impressionar a plateia. Comece isso com seus professores, que costumam valorizar mais quem mostra iniciativa, incentiva o debate e tem na ponta da língua o conteúdo das disciplinas. Nessa luta para conseguir boas notas, surgem inimigos: a preguiça, a baixo autoestima, o interesse por outras coisas, como lazer e namoros, ou as distrações com amigos vampirescos, que só sugam seu tempo e energia.
A leitura de obras de referência pode ser sua aliada no seu trabalho de conseguir conhecimentos exclusivos, mais aprofundados, ou em resumos que servem de bússola para uma rápida navegação sobre as linhas gerais de um assunto. Em outras palavras: tenha sempre uma carta na manga na hora em que faltar tempo para preparar sua participação nas aulas.
Divulgação
Livro apresenta "tudo o que se deve saber" sobre cultura geral
Livro apresenta "tudo o que se deve saber" sobre cultura geral
Livraria da Folha testou obras capazes de facilitar seus estudos. São textos em linguagem fácil, direta, que explicam rapidinho o que os professores costumam apresentar nas aulas. Mas é importante lembrar: não basta decorar resumos de livros. Uma aprendizagem eficiente só é alcançada com discussões críticas sobre o conteúdo até que você forme seu próprio ponto de vista.
Em quase 500 páginas, traz resumo das principais questões da história, da literatura, da arte, da música, da filosofia e da ciência. Os últimos capítulos indicam seleção de "livros que mudaram o mundo", com curtos comentários sobre as obras. Indicado para quem não entendeu o que seu professor disse sobre a evolução da sociedade ao longo da história e as ideias mais importantes abordadas nos livros escolares.
Divulgação
Cada página do livro "Ideias que Mudaram o Mundo" é ilustrada
Cada página do livro "Ideias que Mudaram o Mundo" é ilustrada
Fotos e ilustrações ajudam a fixar o conteúdo. A diagramação das páginas é moderna e colorida, com explicações sucintas sobre as ideologias mais marcantes. O mérito é organizar bem os temas com várias referências. Aprenda a pronunciar bem os nomes dos pensadores, entenda por que eles chegaram a essas opiniões e arremate explicando como isso resultou no mundo de hoje.
Divulgação
Marilena Chaui analisa a atividade e as diferentes definições de filosofia
Marilena Chaui analisa a atividade e as diferentes definições de filosofia
Para dar um salto na aprendizagem, busque as bases do conhecimento, saber como cada época vê a realidade. Em 2012, a filosofia ganhará mais espaço no currículo. Não tema encarar conteúdos abstratos. Neste livro, saiba o que fizeram os gênios pioneiros em pensar questões como a existência de Deus, a vida após a morte, o amor, a amizade, a moral, entre outros.
Cuidado com livros antigos. Eles podem estar desatualizadas. Nada pior do que tentar bancar o sabichão e pagar de desinformado. É por isso que as editoras lançam edições renovadas, adicionando novos conteúdos. Para não fazer feio nas aulas de filosofia, o que há de novo é a coleção Filosofias: o Prazer do Pensar, coordenada pela prestigiada filósofa brasileira Marilena Chaui.
Divulgação
Edição especial reúne livro e DVD que narram a história do Brasil
Edição especial reúne livro e DVD que narram a história do Brasil
Não fique só nos livros. Pegue filmes, documentários e outros recursos audiovisuais, mão na roda para lembrar do que você aprende. A história do Brasil, por exemplo. Este box traz o livro mais atualizado (até o governo Lula) e um DVD em que o escritor Eduardo Bueno conta com a participação do apresentador Pedro Bial. Com muito bom humor, os dois revelam os bastidores dos principais fatos ocorridos no Brasil.
Quer polemizar na aula com perguntas incômodas sobre história? Esta obra é uma coletânea de pesquisas históricas desagradáveis, temas espinhosos e vexames de personalidades consideradas heróis nacionais.

14/02/2010 - 11h29

Pedagoga aponta Confúcio como um dos maiores educadores da história

Para Joy A. Palmer, professora de educação e vice-reitora adjunta da Universidade de Durham, Inglaterra, Confúcio (551-479 a.C.) está entre os maiores educadores da história mundial.
Divulgação
A educação tem suas raízes em ideias de grandes educadores do passado
As raízes da educação em ideias de grandes educadores da história
Confúcio, que dedicou a vida ao ensino, foi o primeiro a fundar escolas particulares e alterou a educação tradicional da chinesa.
No ocidente a escolha pode parecer estranha --a história da China ainda não é tão frequente nos currículos escolares, mas, aos poucos, essa situação tem mudado --, para os orientais o sábio é um verdadeiro marco histórico.
Em "50 Grandes Educadores", parte da coleção "50 Grandes", Palmer reuniu os principais nomes, de 500 a.C. até os primórdios do século 20, para apresentar a evolução da educação dentro da história.
O volume conta com informações biográficas, resumo e lista de sugestões de leitura. Uma ferramenta fundamental para educadores e estudiosos da pedagogia.
Abaixo, leia o trecho do livro no qual a autora, que também é membro da Comissão de Educação e Comunicação da União Conservacionista Mundial, explica a complexidade de se escolher as maiores personalidades da história.
*
A tarefa mais difícil foi selecionar os pensadores da educação. Como escolher numa lista tão extensa ao longo de dois mil anos de estudos? Como era de se esperar, meu conselho editorial e eu fomos inundados de sugestões e idéias de pessoas que por razões óbvias tiveram de ser postas de lado. Os selecionados incluem nomes evidentes como Platão, John Dewey e Jean-Jacques Rousseau, assim como outros menos conhecidos embora igualmente influentes.
Ao fazermos nossa escolha, tivemos a preocupação de cobrir a gama enorme da complexa arena do ensino e aprendizagem - filosofia, psicologia, pensamento do passado, avaliação e testes aplicados etc. É importante enfatizar que os volumes não esgotam o assunto. Como foi dito, a seleção foi um trabalho extremamente difícil. Além do mais, essas obras associadas não têm a intenção de ser uma visão geral das vidas dos maiores pensadores em educação que o mundo conheceu.
Acreditamos que a lista inclui pessoas cuja influência no pensamento e prática educativas, em termos globais, podem ser discutidas. Mas o que importa é que todas as pessoas deste livro fizeram contribuições substanciais ao pensamento educativo de uma forma ou outra. Esperamos que os leitores tirem proveito e prazer ao se depararem com vidas até então pouco conhecidas. Em suma, espero que o livro seja de interesse para todos os que pretendem conhecer melhor a vida de pessoas do passado e do presente que influenciaram o pensamento acerca do conhecimento e da educação das pessoas de nosso mundo.
*
"50 Grandes Educadores"
Autor: Joy A. Palmer
Editora: Contexto
Páginas: 308
Quanto: R$ 49,90
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha
14/01/2010 - 21h02

Educadores indicam livros para formação intelectual das crianças

Com que idade as crianças devem começar a ter contato com a leitura? Quais os livros que elas devem ler? Será que existe alguma ordem a ser seguida ou livros mais recomendados para uma determinada idade? Para ajudar a orientar pais que tenham este tipo de questionamento, dezoito educadores selecionaram 204 obras que consideram essenciais para serem lidas pelas crianças e jovens dos 2 até os 18 anos de idade. A ideia é que cada mês a criança leia pelo menos um livro. A lista completa está neste site.
Divulgação
O livro apresenta poemas sobre universos familiares às crianças, como o mar e o brejo.
O livro apresenta poemas sobre universos familiares às crianças, como o mar e o brejo.
Os educadores começam selecionando livros com histórias em formato de poesias, como "Bem-te-vi", onde o autor brinca de forma simples com as palavras envolvendo as crianças no jogo de rimas. O livro apresenta alguns poemas sobre universos familiares às crianças, como o mar, o brejo, os palhaços, entre outros.
Outra obra recomendada para ser lida ao bebês é o livro"Tanto, Tanto" mostra, de forma simples e bem-humorada, manifestações de afeto de uma família em relação ao seu bebê. A família retratada é negra, o que é ótimo para ampliar as referências étnicas e valorizar a diversidade. Considerado altamente recomendável para a criança pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, o livro foi incluído no Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE-99.
Aos 5 anos a indicação é por livros como "O Príncipe sem Sonhos", que conta a história de um príncipe dos dias de hoje, uma criança que tem tudo, mas precisa aprender a sonhar.
Divulgação
Lucas é um menino que viaja no tempo e conhece lugares e pessoas incríveis.
Lucas é um menino que viaja no tempo e conhece lugares e pessoas incríveis.
Aos 8 anos a imaginação pode ser estimulada com o livro*"Tudo É Possível", que conta a história de Lucas, um menino que viaja no tempo e conhece lugares e pessoas incríveis. Além de passar uma bela mensagem de confiança nos próprios sonhos, o livro faz uma ponte com a História do Brasil, pois a autora cita personagens históricos como o padre José de Anchieta e Santos Dumont.
Com 10 anos, os educadores sugerem obras como a coleção "Judy Moody", os livros, com capas coloridas e vibrantes contam histórias que têm tudo a ver com o universo feminino. Além disso, tratam de assuntos importantes abordados na escola, como meio ambiente, de forma divertida e despretensiosa. As obras atraem especialmente as meninas, pois narram, de maneira gostosa, as aventuras de uma garota e suas amigas. Para os meninos, o educadores recomendam as aventuras de"Chiclete, O Incrível Garoto que Encolhe". Estes livros atraem especialmente os meninos pois narram, de maneira gostosa, as aventuras de um garoto.
"Os Lusíadas", é leitura recomendada aos 15 anos de idade. O volume que marcou a consolidação da Língua Portuguesa foi adaptada pela editora Ática, mesclando episódios importantes da obra com as respectivas explicações. Para exaltar a grandeza da nação Portuguesa, Camões escolheu o gênero épico, o mesmo utilizado por Homero na Ilíada.
Aos 18 anos os jovens já estarão lendo livros mais densos como os clássicos "Crime e Castigo", escrito em meados do século 19, o enredo conta a trajetória de Raskólnikov, um jovem estudante pobre e desesperado que assassina uma mulher. Ou ainda "O Velho e o Mar", uma obra-prima do nosso tempo, que conta a história de um homem que convive com a solidão do alto-mar, com seus sonhos e pensamentos, sua luta pela sobrevivência e sua inabalável confiança na vida.

Nenhum comentário: