quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Aluno condenado


20/08/2013 17h29 - Atualizado em 20/08/2013 19h33

Aluno que jogou casca de banana em professora é condenado pela Justiça

Estudante terá que indenizar docente em R$ 10 mil por danos morais.
Caso aconteceu em outubro de 2012 em escola de Bragança Paulista (SP).

Carlos Santos Do G1 Vale do Paraíba e Região
5 comentários
Escola onde o caso foi registrado em Bragança Paulista. (Foto: Reprodução/Google Street View)Escola onde o caso foi registrado em Bragança
Paulista. (Foto: Reprodução/Google Street View)
Um estudante de 20 anos foi condenado a pagar indenização por danos morais de R$ 10 mil a uma professora de geografia por ter jogado uma casca de banana na docente durante uma aula. Segundo o Tribunal de Justiça, o caso aconteceu em outubro de 2012 em Bragança Paulista(SP), em uma sala do 3°ano do Ensino Médio de uma escola estadual. O réu pode recorrer da decisão.
Durante o processo, a professora disse à Justiça ter sofrido abalos psicológicos e ter dificuldade em continuar lecionando na escola, já que o caso teve grande repercussão entre alunos e professores. Já o aluno disse que atingiu a professora acidentalmente, enquanto brincava de jogar a casca no cesto de lixo com um amigo. Ele alegou que durante a brincadeira, a casca atingiu um ventilador que ficava acima do cesto e que parte da casca atingiu a professora.
saiba mais
De acordo com a decisão do juiz Juan Paulo Haye Biazevic, o episódio expôs a professora ao ridículo e tirou a autoridade dela na sala de aula. "A conduta descrita na inicial atingiu a autora em seus atributos mais importantes da personalidade, expondo-a ao ridículo em um ambiente no qual ela deve deter a autoridade necessária e suficiente para ensinar e educar. A conduta do réu, embora simbólica, não é isolada".

"Não basta bradar por investimentos em educação se, na sala de aula, quem se dedica à tarefa de ensinar não é respeitado. Qualquer esforço do Poder Público para melhorar a educação do país cairá por terra se os alunos não estiverem dispostos a aprender. Grande parte da desmotivação dos professores, e isso é óbvio, também deve ser atribuída à postura dos nossos jovens", diz outro trecho da decisão.

Outros dois alunos que estavam na sala de aula devem responder por falso testemunho, já que o juiz considerou que eles prestaram informações falsas durante o processo.

O G1 tentou entrar em contato com a professora, que continua lecionando na escola, mas a docente estava em aula e não atendeu as ligações. Por telefone, a advogada dela, Adriana da Silva Comar Miranda, disse que a professora 'ficou bastante emocionada com a decisão e reconhecimento ao esforço pela educação na sentença do juiz'. O advogado do estudante, que chegou a ser expulso do colégio, também foi procurado, mas até a publicação da reportagem não atendeu aos contatos.

Nenhum comentário: