quinta-feira, 30 de maio de 2013
quarta-feira, 29 de maio de 2013
Retirado de um blog
Oi, pessoal. Tudo bem? Espero que sim.
Em meu último artigo sobre as greves, apontei a violência nas escolas como um dos fatores dos professores se queixarem. Ironicamente na mesma época em que escrevi o texto, um caso de agressão ocorreu no colégio Santos e umprofessor agrediu um garoto no Rio de Janeiro. Infelizmente, não é de hoje que isto acontece, como podemos ver. Aí tive que parar pra pensar e procurar onde isto começou, quem são os culpados e o que podemos fazer. Algumas notícias me ajudaram a ver como estão as condições atuais e sei que a minha opinião pode soar um pouco agressiva, então peço que leiam com o mesmo olhar crítico que tive que usar pra escrever este texto.
Primeiro gostaria de esclarecer dois pontos: vou dividir este artigo no que considero o contexto histórico e depois vou pro atual. Vou ser obrigado a sair da jurisdição escolar e mostrar a quem lê que não é a escola que fomenta esta barbárie e sim todas as partes envolvidas, além de falar sobre suas diversas categorias: a social onde o aluno não assume o compromisso com o estudo, a verbal onde o aluno procura ofender o professor pessoalmente ou virtualmente e por último a física, que dispensa explicações. Estamos entendidos? Então vamos começar.
Onde começou: segundo um levantamento histórico, nos anos 70 a escola era reservada a elite que podia pagar ou que o filho estudava pra entrar na escola. Só que nesta época com a industrialização do país, começaram os movimentos de inclusão (opinião minha: pra ter onde deixar os filhos dos operários. No bairro da Mooca, em São Paulo, há uma fábrica de rótulos de cerveja de frente a um colégio). Lembro até uma vez que li um texto quando era criança sobre um garoto que queria estudar e ver “as letras saindo redondinhas da ponta do lápis”. Esta ideia assim como a de estudar para entrar na escola e de se manter lá como diria o corvo do Edgar Allan Poe... NUNCA MAIS.
Calma, pessoal. Não estou querendo dizer que a população pobre é responsável pela violência escolar. Há muito colégio até hoje onde a diferença de desrespeito está entre uma caixa de som com funk ou rap e um tablet com Angry Birds. O que quero dizer é o seguinte: a população pobre deixou de precisar lutar por algo que queria e que sabia que só podia obter com esforço. E todos nós sabemos que coisas fáceis não são valorizadas. Na ditadura, podíamos ser presos dependendo dos livros que tivéssemos em casa. Hoje temos um grande número de livrarias, sebos e bibliotecas. O que falta são freqüentadores que não procurem as pérolas aos porcos dos best sellers, gibis ou mangás.
Espero ter esclarecido o que vi em pesquisas sobre o meio histórico. Agora vou entrar no meio atual onde coloco a minha opinião com base em pesquisa e observação. Vamos aos culpados:
Pais / responsáveis: sim, eles são culpados. Muitas vezes já vi casos que alunos saíam na porrada e diziam “mas meu pai disse que se alguém levantar a mão pra mim, eu tenho que devolver”. O problema é que “pai-asso” não se toca que uma hora o filho pode encontrar um aluno mais forte que quando devolver vai ser pra derrubar. E aí cai a culpa no professor não ter apartado a briga. Aprendam uma coisa: nas faculdades não temos aulas de Metodologia do Conflito, Prática em Apartar e Paulo Freire jamais escreveu “é dever do educador impedir que os educandos se matem”. Sempre peço aos alunos para procurarem as autoridades da escola (professor, inspetor, diretor, etc) para comunicarem conflitos e não para serem os justiceiros. E se não sabe educar o seu filho, pra quê o colocou no mundo? Nem venham colocar a culpa em Deus porque preservativos e anticoncepcionais estão aí pra isto. A nossa sociedade é formada por pais ignorantes de tais meios e irresponsáveis, que hoje em dia mandam o filho para escola para poderem trabalhar, para não ficarem com eles em casa ou porque os políticos e a mídia colocaram na cabeça deles que educação escolar e educação civil são a mesma coisa. Aprendam de uma vez por todas: pais EDUCAM. Professores ENSINAM. E pra completar, avaliem o que filho de vocês gostam. É cada coisa incentivadora a violência que vocês nem imaginam.
(nota: estou ciente da desestrutura familiar que atualmente temos. Porém sou do tipo que crê que há diferença entre a impossibilidade de um ato e o bode expiatório)
Mídias: com a popularidade do computador, há muitos sites de entretenimento do mundo jovem que expõem o ato de desacatar um professor como algo divertido e ousado. E quando você reclama de algum deles, falam “que é tudo brincadeira”. Mas cá entre nós, qual é o discernimento de um garoto de 12 anos, por exemplo? Eles veem listas como esta e acham engraçado.
Sociedade: em parceria com a mídia e o governo, ela cria parâmetros e formula estereótipos. Os alunos se sentem marginalizados e aprendem a agir a margem da sociedade com malícia, algazarra e sem se importar com os próprios atos ou com o próximo. Uma vez tive uma discussão com uma aluna e disse que eles não podem ver uma bronca que já gritam agitando confusão. Uma delas disse “ah e o que você quer que eu faça? Que eu a console?” e eu disse “não. Só quero que fique quieta”. Ela não falou mais nada, contudo se fosse dizer ia dizer a coisa mais comum de uma sociedade que se faz de cão sem dono: “ai, professor...”.
Alunos: não adianta vir me dizer que um garoto não tem consciência de seus atos porque é inadmissível que aos 16 anos ele possa votar e dirigir, mas não pode responder por tentar matar um professor. Como eu disse antes, eles criam seus artifícios para sobreviverem no mundo cão em que vivemos, estipulam suas regras, suas crenças, valores, heróis e como agir (já vi alunos que brincam de dar socos uns nos outros. Só que no fundo dá pra ver que eles têm a ideologia do “descontar”. Então se uma hora um deles acerta um golpe forte, é dever do outro devolver na mesma moeda). Como os adultos estão ocupados demais dando casa e comida pra muitos deles por aí, eles têm total liberdade e espaço pra agir. E quando você reclama, falam que “isto vem no tempo certo”, “que você não pode tirar a juventude de um jovem”, etc. Até parece que esqueceram que hábitos são criados com práticas. E disciplina e responsabilidade não se adquirem da noite pro dia.
Governo: o mais poderoso agente causador da violência nas escolas, em minha opinião. Os políticos em maior e menor grau só foram eleitos por alianças e precisam mantê-las, aprovando projetos e ementas que nem fazem ideia de como funcionam (já vi político que não sabe nem o que quer dizer a sigla Enem!). E neste meio tempo pela ignorância do não saber, distorcem palavras de estudiosos como Paulo Freire, alegando que a escola é lugar de educação e não entendem o que eu disse antes sobre escola ser lugar de APRENDER. Quem nunca ouviu aquele velho bordão “você não tem educação não? Vai pra escola pra quê então?”.
Como se não bastassem as leis absurdas distorcendo termos técnicos, o governo insiste em tirar o poder da escola em alegando que não se pode repudiar o aluno, pois isto gera a defasagem (e consequentemente, menor verba para a educação escolar). O construtivismo faz com que mesmo depois de um xingamento, uma piada ou até mesmo uma agressão o professor tenha que dar aula para aquele aluno.
Apesar do tamanho deste artigo, espero que as pessoas que o acompanham tenham chegado até aqui. É triste ver que nem todo pai, mãe ou outro responsável conhece o meu trabalho aqui e não pode opinar. O texto pode soar como um tapa na cara de uns e outros já vão se sentir ofendidos e querer dizer “mas eu dou educação pro meu filho” e derivados. Eu não estou culpando o leitor ou o pai de quem não leu o meu texto. Culpo todas as camadas que colaboram pra que a violência fique cada vez pior. Claro que com a globalização e o mundo moderno em que vivemos, para alguns a escola tem que se fazer atrativa ao aluno e buscar se aproximar dele... mas como fazê-lo adequadamente sem ferir princípios éticos? E quem afinal o salvador da pátria? O governo que quer ajudar o aluno através do professor ou os pais, mídia e governo que exclui em parceria com a sociedade? Contem quantos estão de cada lado e poderão chegar a uma resposta.
Obrigado a todos(as).
Ignorância e falta de educação
Ignorância e falta de educação são as marcas de uma geração de adolescentes
Caso você não o conheça, vou apresentá-lo. O pianista André Mehmari é um dos maiores pianistas do Brasil atualmente, um músico/arranjador/compositor/multiinstrumentista que tem como principal qualidade, além de sua técnica primorosa, o trânsito fácil e livre que consegue estabelecer entre os universos da música erudita e da música popular brasileira e o jazz. Ele chegou a vencer umPrêmio Visa de MPB Instrumental e vários concursos de composição erudita, já tocou ao lado de grandes cantoras como Ná Ozzetti e Mônica Salmaso, e tem seis discos lançados, todos excelentes. Você pode assistir abaixo dois exemplos desta competência instrumental:
Bem, feitas as apresentações, vamos ao motivo que me levou a escrever a respeito dele hoje, mais precisamente, a uma terrível experiência pela qual ele passou e que dá bem a medida dos tempos em que vivemos hoje. Peço permissão para colocar abaixo o texto que ele escreveu em sua página no Facebook. Leia com atenção, por favor...
“Há uns dias participei como convidado especial de um projeto musical educacional, para jovens de escolas públicas, de 10 a 12 anos, aqui perto de São Paulo. Levaram uma ótima banda, fizeram um roteiro bem bolado e caprichado com atores de primeira, e na segunda parte, a pedido da produção, entrei no palco, feliz da vida para falar de (Ernesto) Nazareth e anunciar as canções que se seguiriam.
Ao som de berros e injustificáveis vaias irracionais, ouvi toda sorte de grosseria: ‘sai daí, filho da puta!’ ‘Vai tomar no ...!’, Vai se f....!’
Fiquei um tanto cabisbaixo, mas segui quase firme. Com muito orgulho, falei um pouco desta música. Acompanhado por um supermúsico amigo - o percussionista e compositor Caito Marcondes -, toquei desconcentrado e ainda estupefato uma suíte de maxixes ‘nazarethianos’ abraçando uma ária de opera. É, eu queria falar para eles desta coisa bonita da Musica, de não ter fronteiras, a não ser na cabeça de medíocres e preconceituosos.
Mas a fronteira ali estava tão antes de qualquer pensamento, de qualquer diálogo. Tudo tão aquém de qualquer desenvolvimento, que abaixei a cabeça e levei mecanicamente a apresentação até o final, acreditando que se tocasse para um único par de ouvidos férteis naquela plateia de 600 jovens pessoas já teria valido meu esforço, minha confiança na vida.
Sei bem que educação é sempre desafio e que o Brasil encontra-se muito longe de ter estrutura e pessoal adequado.
Meu apelo aqui fica para os pais, que acreditam que a educação de um filho se dá na escola. Ela se dá principalmente em casa, neste nível fundamental da formação do caráter de um ser humano. Não coloquem filhos no mundo se não estão aptos e dispostos a dar uma formação cuidadosa e apaixonada a estes novos seres.
E estou farto deste discurso politicamente ‘soft-new-age-correto’ e praticamente inefetivo, de aceitar tudo e botar panos quentes em tudo que um jovem faz e diz. Acredito que ele tem consciência de seus atos e cabe aos mais experientes apontar problemas, olhar esta turma como nossos semelhantes que, em poucos anos, estarão ocupando importantes cargos e funções.
Educação é invariavelmente feita com amor e dedicação e estas são responsabilidades primordiais dos pais, depois da escola e da experiência. De qualquer maneira agradeço a oportunidade de tocar para aqueles jovens, mesmo tendo sofrido agressões que me ofenderam. Sei que aqueles que ouviram saberão me agradecer no futuro. E estarei plenamente recompensado e tranquilo!”
Quem acompanha o que escrevo neste honrado espaço sabe bem o que penso a respeito desta molecada nos dias atuais. Para quem não sabe, vou repetir numa boa: salvo raríssimas exceções, toda uma geração de adolescentes brasileiros se transformou em uma manada de asnos!
É isto mesmo o que você acabou de ler. Sem tintas douradas ou palavras suaves. A realidade nua e crua é exatamente esta. Quem é pai ou mãe sabe exatamente o que quero dizer. Nos dias atuais, professores se transformaram em seres com nervos em frangalhos, com o espírito esgotado e abalado por terem que lidar com pequenos bucéfalos, precocemente empurrados para a vala da ignorância por causa do meio em que vivem, seja a família, os amigos e até mesmo a própria escola.
Meninos e meninas são capazes de sugar o bom humor de quem quer que seja, tão rapidamente quanto as palavras ásperas, os gritos e a violência verbal que emanam de suas bocas sujas e cérebros já necrosados. Conversando com professores, a opinião é unânime: sala de aula é hoje um lugar onde reina a insanidade. Capacidade de cognição e momentos de sensibilidade por parte destes adolescentes é visto como um autêntico milagre de natureza divina.
E quero deixar claro: isto não tem nada a ver com classe social e poder aquisitivo! Há uma horda de adolescentes cretinos milionários, ricos, pobres e miseráveis. A burrice e a falta de educação não fazem distinção.
O que aconteceu com o talentoso pianista André Mehmari em um teatro municipal de Campinas, mais precisamente no bairro da Vila Industrial, é sintomático da total falta de educação e bons modos de toda uma geração. Basta dar uma olhada no meu perfil do Twitter para ver a quantidade de ofensas pesadas – e que se multiplicam como moscas – toda vez que escrevo a respeito de ídolos musicais desta garotada sem cérebro. Palavrões cabeludíssimos escritos por meninas que sequer tiveram a sua primeira menstruação e meninos que nem conhecem o significado do termo “punheta”. Dá vontade de fazer vasectomia no dia seguinte...
Infelizmente, a escola não é mais capaz de propiciar aquela camada de civilização que complementava a educação familiar. Basta ver a quantidade de vídeos que inundam o You Tube com cenas de violência contra professores, colegas de classe e funcionários para sacar que toda uma geração de jovens já encara o seu semelhante como um rival, um adversário a ser derrotado de qualquer maneira, nem que seja preciso ir armado para as aulas. O fato de nenhum destes pequeninos monstros não reconhecer a autoridade no ambiente escolar é o retrato inequívoco da falta de autoridade dentro de casa. Não reconhecer isto é negar a existência de qualquer parâmetro de civilidade.
E há outro problema, tão sério quanto este: a superficialidade imediatista que vê sendo imposta a todos nós diariamente pelos meios de comunicação. Em um País que teoricamente prima pela “diversidade”, cada vez mais somos esbofeteados por estratégias de marketing desenfreadas, que tentam nos obrigar a tomar a cerveja “X”, vestir a roupa “Y” e comprar o carro “Z” para que ninguém se sinta... diferente! É o fim da picada!
Precisamos acabar com este papo de que “povo não gosta de cultura e arte”, que vem nivelando a programação das emissoras de TV e rádio a níveis abaixo do rasteiro. Temos que acabar com esta conversa de que “tudo é arte”, disseminada por pseudointelectuais de padaria, que defendem a ideia de que as classes menos favorecidas intelectualmente produzam a sua própria “cultura” e deixem de olhar para o passado ou para outras vertentes de informação e conhecimento. Para estes palhaços com pinta de sociólogos da PUC, tudo bem que isto resulte nos “Naldos”, “Lek Leks” e “quadradinhos de oito” da vida, pois é “cultura de um povo”. Cultura uma ova!
Ah, o nome do tal projeto do qual André participava chama-se Ouvir Para Crescer. Que ironia nauseante, não?
segunda-feira, 27 de maio de 2013
Curso Gratuito
CURSOS GRATUITOS DE ESCRITA FISCAL E DEPARTAMENTO PESSOAL ESTÃO COM INSCRIÇÕES ABERTAS NO CAT LUZ
São 80 vagas para moradores de São Paulo, com o ensino médio concluído ou a concluir. Cursos têm o objetivo de capacitar jovens de 16 a 20 anos de idade
Por: Andréa Garbim
Desde o dia 20/05, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) e o SESCON estão com inscrições abertas para os cursos gratuitos de Departamento Pessoal e Escrita Fiscal. A parceria tem o objetivo de capacitar jovens de 16 a 20 anos. Desde sua implementação, em 2008, mais de 700 jovens foram capacitados para trabalhar nas áreas. São 80 vagas para jovens com ensino médio concluído ou a concluir, moradores da cidade de São Paulo. As inscrições vão até o dia 29/05, e podem ser realizadas, pessoalmente, no CAT Luz - Avenida Prestes Maia, 913, centro. Os interessados devem comparecer ao local com RG, CPF, comprovantes de endereço e de escolaridade.
A SDTE, por meio do CAT, oferecerá toda a estrutura física necessária para o andamento dos cursos e o SESCON-SP disponibilizará professores que vão ministrar as aulas e oferecer o material didático aos alunos. Nos dois cursos os alunos também terão aulas de conhecimentos básicos de português e matemática.
Sobre os Cursos
Departamento Pessoal: de 10/06 até 23/07, das 8h00 às 12h00
Conteúdo do curso: rotinas administrativas; noções de fluxo de caixa - atendimento ao cliente; atendimento telefônico; empregabilidade e empreendedorismo; informática nível básico; contrato de trabalho; empresas terceirizadas; autônomos; cooperativas; estagiários; domésticos; documentos necessários para admissão; contrato de Trabalho; declaração de dependentes; salário família; auxilio doença; imposto de renda; rendimento tributável; aposentadoria e cálculo de horas extras.
Nesta grade, os alunos adquirem conhecimentos teóricos e práticos necessários para executar as tarefas da área de Departamento Pessoal. Após a conclusão do curso, estarão aptos a elaborar contratos de trabalho, cálculos de rescisões, férias, FGTS, 13º salário, hora extra, adicional noturno e demais rotinas trabalhistas.
Escrita Fiscal: de 10/06 até 23/07, das 13h00 às 17h00
Conteúdo do curso: planejamento orçamentário; marketing pessoal; comunicação; redação empresarial; relações interpessoais; informática básica; escrituração fiscal; conceito sobre Pessoa Física e Pessoa Jurídica; Tributos; impostos; tributos diretos e indiretos; notas fiscais; tipos de empresas; operações e prestações interestaduais; regime de apuração do ICMS; Simples Nacional; fluxograma de escrituração fiscal e crime de sonegação fiscal.
Todos os alunos que tiverem frequência igual ou superior a 85% (assinada pelos parceiros), receberão certificado de conclusão – estando aptos a ingressar no mercado que corresponde a cerca de 80% das demandas nos escritórios contábeis de São Paulo.
São 80 vagas para moradores de São Paulo, com o ensino médio concluído ou a concluir. Cursos têm o objetivo de capacitar jovens de 16 a 20 anos de idade
Por: Andréa Garbim
Desde o dia 20/05, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) e o SESCON estão com inscrições abertas para os cursos gratuitos de Departamento Pessoal e Escrita Fiscal. A parceria tem o objetivo de capacitar jovens de 16 a 20 anos. Desde sua implementação, em 2008, mais de 700 jovens foram capacitados para trabalhar nas áreas. São 80 vagas para jovens com ensino médio concluído ou a concluir, moradores da cidade de São Paulo. As inscrições vão até o dia 29/05, e podem ser realizadas, pessoalmente, no CAT Luz - Avenida Prestes Maia, 913, centro. Os interessados devem comparecer ao local com RG, CPF, comprovantes de endereço e de escolaridade.
A SDTE, por meio do CAT, oferecerá toda a estrutura física necessária para o andamento dos cursos e o SESCON-SP disponibilizará professores que vão ministrar as aulas e oferecer o material didático aos alunos. Nos dois cursos os alunos também terão aulas de conhecimentos básicos de português e matemática.
Sobre os Cursos
Departamento Pessoal: de 10/06 até 23/07, das 8h00 às 12h00
Conteúdo do curso: rotinas administrativas; noções de fluxo de caixa - atendimento ao cliente; atendimento telefônico; empregabilidade e empreendedorismo; informática nível básico; contrato de trabalho; empresas terceirizadas; autônomos; cooperativas; estagiários; domésticos; documentos necessários para admissão; contrato de Trabalho; declaração de dependentes; salário família; auxilio doença; imposto de renda; rendimento tributável; aposentadoria e cálculo de horas extras.
Nesta grade, os alunos adquirem conhecimentos teóricos e práticos necessários para executar as tarefas da área de Departamento Pessoal. Após a conclusão do curso, estarão aptos a elaborar contratos de trabalho, cálculos de rescisões, férias, FGTS, 13º salário, hora extra, adicional noturno e demais rotinas trabalhistas.
Escrita Fiscal: de 10/06 até 23/07, das 13h00 às 17h00
Conteúdo do curso: planejamento orçamentário; marketing pessoal; comunicação; redação empresarial; relações interpessoais; informática básica; escrituração fiscal; conceito sobre Pessoa Física e Pessoa Jurídica; Tributos; impostos; tributos diretos e indiretos; notas fiscais; tipos de empresas; operações e prestações interestaduais; regime de apuração do ICMS; Simples Nacional; fluxograma de escrituração fiscal e crime de sonegação fiscal.
Todos os alunos que tiverem frequência igual ou superior a 85% (assinada pelos parceiros), receberão certificado de conclusão – estando aptos a ingressar no mercado que corresponde a cerca de 80% das demandas nos escritórios contábeis de São Paulo.
domingo, 26 de maio de 2013
quinta-feira, 23 de maio de 2013
Filho, você não merece nada e deveres da criança e adolescente
DEVERES
Cumprir regras e normas
Obedecer a ordens dos pais, familiares e professores
Participar da convivencia familiar e comunitária
Estudar e frequentar a escola
Respeitar todas as pessoas independentesde raça, cor, sexo, religião ou classe social
Praticar os bons costumes
Conhecer os valores da escola, da família, e da sociedade
Preservar os espaços públicos e meio ambientes
Procurar o conselo tutelar sempre que tiver dúvida sobre direitos e deveres a serem cumpridos.
Leia mais em: http://blog.clickgratis.com.br/paulodangelo/235507/DEVERES+E+DIREITOS+DA+CRIAN%C7A+E+DO+ADOLESCENTE.+.html#ixzz2sXffVWgj
http://clinicaalamedas.wordpress.com/2013/05/17/meu-filho-voce-nao-merece-nada/
segunda-feira, 20 de maio de 2013
greve
pq alguns professores estão de greve
https://www.youtube.com/watch?v=ccVCBQ4VVUc&feature=player_embedded
http://www.youtube.com/watch?v=4abwkO9fB9U
http://www.youtube.com/watch?v=q9kgLKdW-jM&feature=youtu.be
http://www.youtube.com/watch?v=_yrMIFjldhs
http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/05/22/para-professores-de-sp-propaganda-de-haddad-na-tv-e-enganosa.htm
http://www.youtube.com/watch?v=Ehw055gxXjk
http://www.youtube.com/watch?v=gsE2c0xfHmo&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=ccVCBQ4VVUc&feature=player_embedded
http://www.youtube.com/watch?v=4abwkO9fB9U
http://www.youtube.com/watch?v=q9kgLKdW-jM&feature=youtu.be
http://www.youtube.com/watch?v=_yrMIFjldhs
http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/05/22/para-professores-de-sp-propaganda-de-haddad-na-tv-e-enganosa.htm
http://www.youtube.com/watch?v=Ehw055gxXjk
http://www.youtube.com/watch?v=gsE2c0xfHmo&feature=youtu.be
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