Existe uma crença japonesa de que o tipo sanguíneo de uma pessoa influencie sua personalidade e seu caráter. Para os japoneses, o “Ketsueki Gata” (que significa, literalmente, “tipo sanguíneo”) tem a mesma função do horóscopo zodiacal, e saber o tipo de sangue das pessoas de seu meio social faz parte da cultura popular.
Tipo A
Tipo mais comum no Japão, é o sangue do agricultor. Pessoas com esse tipo sanguíneo são ligadas à terra e à natureza e têm tendência a serem calmas, sérias, responsáveis, honestas, leais, disciplinadas, perfeccionistas, introvertidas e reservadas. Costumam ser sensíveis ao mundo que as cerca, podendo ser artistas, e têm criatividade. Também não se sentem acomodadas com as mudanças, sendo consideradas convencionais. Preferem não aparecer, trabalhando nos bastidores, ao invés do palco. Como costumam guardar seus sentimentos para si, podem acabar tornando-se inseguros e pessimistas.
Tipo B
Voltado aos próprios sentimentos, o portador do tipo B tem tendência para ser individualista, mas é aberto a mudanças e está por dentro das novas idéias e assuntos, sendo, assim, muito curioso e inquisitivo. É distraído nos temas pelos quais não tem interesse, mas o potencial de concentração é grande nos assuntos de que gosta. Pessoas com esse tipo de sangue têm tendência a serem atenciosas, energéticas, inconstantes, inconseqüentes, pouco emotivas, otimistas e aventureiras. Detestam que lhes digam o que fazer e muitas vezes podem ser consideradas egoístas e até perversas.
Tipo AB
Como combinam material de tipos sanguíneos com características contrastantes, pessoas com esse tipo de sangue têm um grande senso de equilíbrio e uma visão geralmente objetiva dos assuntos, mas também são instáveis e caprichosas, podendo ser vítimas das próprias contradições. Racionais e críticos, cansam-se das coisas facilmente, o que faz com que sejam adaptáveis e estejam sempre refletindo sobre algo novo. Têm tendência a serem orgulhosos e diplomáticos, discriminando as pessoas e situações ao seu redor, mas normalmente se dão bem com as pessoas, apesar de manterem uma certa distância. Em geral, seu temperamento é pessimista, irrequieto e atormentado, o que resulta em falta de sentido de responsabilidade.
Tipo O
O tipo O é chamado de “sangue do guerreiro”, por ser o sangue mais antigo dos tipos. Costumam ser pessoas generosas, abertas, otimistas, realistas, emocionais, alegres, bondosas, obstinadas e com autocontrole. São altamente motivadas, têm senso de liderança nato e odeiam monotonia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário