quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Receitas de casa

Aprenda a fazer em casa produtos que você compra prontos

Nugget, danone e danette preparados em casa são muitos mais saudáveis e tão gostosos quanto os comprados prontos. Confira receitas

Roberta Malta, especial para o iG São Paulo 03/08/2011 08:00
Texto:
Foto: Alexandre Carvalho/ FotoarenaAmpliar
Nuggets caseiros são feitos com peito de frango e farinha de pão dormido
A preferência infantil varia pouco. O menininho que faz birra no supermercado pedindo brócolis só existe em comercial de televisão -- a mãe que reluta diante do pedido, diga-se de passagem, também. O que os pequenos querem mesmo são os potinhos vermelhos e marrons da geladeira e, claro, salgadinhos e doces. Para o jantar, eles até topam comer um franguinho. Contanto que seja congelado, em pedaços pequenos e venha em uma caixa de papelão colorida. Mas isso pode mudar. Especialmente para o iG Comida, a chef Renata Cruz, do Amici, em São Paulo, preparou versões caseiras dos três produtos mais procurados pela garotada: danoninho, danette e nugget.
Foto: Alexandre Carvalho/ FotoarenaAmpliar
Esse danoninho vale por um bifinho
Mas não é mais prático comprar tudo isso pronto? Claro que sim. A diferença é que nossa delícias são mais saudáveis, estão livres de químicas esquisitas. Basta ver o nugget. "O industrializado é uma prensa de restos", diz Renata. Na receita da chef, o empanado é preparado com peito de frango. Para ficar crocante, nada de gorduras trans ou afins. "A farinha panko ou a feita com pão dormido garante a casquinha dos sonhos."
Nosso danoninho caseiro leva queijo para ficar aerado, e o danette nada mais é do que uma ganache de chocolate ao leite com um pouco de gelatina sem sabor.
Quem quiser pregar peça nos pequenos, pode reaproveitar as embalagens dos produtos industrializados e recheá-las com as versões caseiras. Se alguma criança notar a diferença, olho nela. Ela poderá ser provadora de grandes marcas no futuro. E viver disso.

Danette caseiro

Fonte: iG São Paulo
  • Tamanho da letra:
  • A+
  • A-

Ingredientes:

400g de chocolate ao leite
250ml de creme de leite fresco
2 folhas de gelatina incolor
 

Modo de Preparo:

Pique o chocolate em barra e reserve. Em uma panela, aqueça o creme de leite fresco e aos poucos vá incorporando o chocolate picado, sempre mexendo. Quando a mistura estiver homogenea, incorpore as folhas de gelatina e desligue o fogo. Mexa bem e se certifique que as folhas de gelatina derreteram e incorporaram a mistura. Deixe gelar por pelo menos 2 horas e sirva.


**Receita da chef Renata Cruz, do restaurante Amici, em São Paulo (SP)

Danoninho caseiro

Fonte: iG São Paulo
  • Tamanho da letra:
  • A+
  • A-

Ingredientes:

1 caixa de morangos frescos
150ml de creme de leite fresco
100g de cream cheese
80g de queijo branco frescal
150g de açúcar
2 folhas de gelatina
 

Modo de Preparo:

Separe 50 ml do creme de leite fresco e aqueça em fogo baixo. Incorpore as folhas de gelatina.
Quando estiver homogeneo, junte a to dos os outros ingredientes em um liquidificador e bata até que a mistura fique bem aerada. Separe em potinhos pequenos e leve para gelar, por pelo menos 6 horas

**Receita da chef Renata Cruz, do restaurantes Amici, em São Paulo (SP)

Nenhum comentário: