quarta-feira, 12 de maio de 2010

Tipos de Corpos

A medicina moderna, deu ênfase especial ao estudo da constituição especifica de cada doente, estabelecendo regras normativas para esses estudos, revivendo e atualizando velhos conceitos de diátese, de temperamentos e procurando estudar antes, o homem normal do que o homem doente, adquirindo um conhecimento sintético do ser humano "valorizando o homem mais do que a doença". O estudo aprofundado dessa Biotipologia, pondo-se em destaque primordialmente os tipos constitucionais, as temperamentos, as diáteses(chamava-se miasmas crônico; é um temperamento mórbido).

Os tipos constitucionais principais são: Tipo Carbônico; Tipo Phosphorico; Tipo Fluorica.

O tipo CARBÔNICO em seu aspecto Somato-Psíquico, é robusto, pescoço curto, tórax alargado, marcha cadenciada, gestos sóbrios. Sabe dominar-se; é organizado e de certa forma autoritário. O braço e o antebraço formam um ângulo aberto para a frente. Tem sudorese abundante, principalmente na metade superior do corpo. Os tipos CARBÔNICO freqüentemente apresentam quadros mórbidos que fazem lembrar os seguintes remédios: Calcárea Carb., Sulfur, Hepar, Lycopodium , Graphites, Silicea, Carbo Vegetalis.

O tipo PHOSPHORICO tem um corpo esbelto, tórax estreito, "membros longos psiquicamente emotivo, tem pendores artísticos, porém, é pouco resistente á fadiga e as doenças. Para o PHOSPHORICO, são lembrados os seguintes remédios: Calc. Phosphorica, Natrum Mur., Ferrum Met., Kali Carb., Iodium, Arsenicum, Phosphorus, Tuberculinum. Para os FLUORICOS teremos os seguintes remedios: Mercurius, Aurum, Argentum Nitricum, Kali Bichr., Platitinum, Nitri Acidum, Barita Carb., Syphilinum.

O tipo FLUORICO é um indivíduo inflexível e desengonçado, apresentando algumas assimetrias no seu esqueleto. É desordenado, instável e irresoluto. Todos esses tipos, dentro da normalidade física e mental, não são propriamente doentes mas, quando superam essa normalidade tornam-se carentes de uma assistência médica.

Boa noite, Bom dia, Boa tarde!!

A semana está começando para “valer”, para nós, professores (as), uma vez que começamos as aulas mas logo paramos para o feriadão de carnaval, e a semana que acabou, tivemos dois dias de trabalho!

Ou seja, vamos entrar no ritmo valendo a partir deste dia 22. Março já está ai, recheado de muito trabalho!

Mas temos que nos organizar para dar conta de tudo: trabalho, lazer, família, descanso, enfim….a vida continua.

É isso que vou fazer para continuar com meus treinos de corrida, agora já avançando para uma hora. E também começarei a fazer musculação, preciso fortalecer a musculatura.

Por isso mesmo, tenho lido muitas coisas a respeito de exercícios físicos. Semana passada uma revista publicou uma matéria sobre esta nova onda das mulheres estarem em busca de um corpo musculoso, o que não é o meu caso!

Lógico que a partir do momento que você passa a se dedicar aos exercícios físicos, “eles” aparecem, fazendo musculação então, ficarão mais delineados. Mas não quero um corpo todo musculoso, nunca foi e ainda não é a minha intenção. Aliás, para quem me conhece, sabe que mesmo nos homens, não é o meu “tipo” predileto.

Lendo a matéria onde entrevistaram várias mulheres que estão em busca deste corpo musculoso, ou até mesmo já os tem, constatei uma das coisas que sempre disse: “Devemos buscar equilibrio em tudo!”

Uma das entrevistadas disse que faz pilates 9 vezes por semana, com aulas de ioga, spinning e acrobacia aérea, disse também: “

Se estiver de bobeira não pego num livro não vou malhar”. Ao final da entrevista fala: “Já acabou a entrevista?Ai que ótimo, vou malhar!”
O que achei mais interessante foi a matéria sobre ganhar músculos. Segundo estudos, tudo depende da genética de cada um.

Aviso às mulheres que se animaram a ganhar alguns músculos: não é fácil ficar sarada como rainha de bateria de escola de samba. Na verdade, para algumas, isso nunca vai acontecer, por mais que se esforcem.

Trata-se de uma questão biológica, segundo a especialista em fisiologia do exercício Gerseli Angeli, da Unifesp. Quando comparadas aos homens, todas as mulheres têm dificuldade para ganhar massa muscular.

Isso acontece porque seu organismo produz menos testosterona, hormônio que está diretamente relacionado à formação de músculos. Além disso, as mulheres têm mais porcentual de gordura no corpo, e a constituição de seus músculos é diferente dos masculinos – menos rígidos –, de acordo com Gerseli. “É por isso que um homem e uma mulher que malhem com a mesma frequência e intensidade nunca vão ficar musculosos do mesmo jeito, pelo menos não por métodos naturais”, diz ela.

Além disso, mesmo entre as mulheres há aquelas mais e menos favorecidas geneticamente. Algumas conseguem ganhar massa muscular com menos esforço, e outras, menos agraciadas pela natureza, terão de suar muito mais na academia para obter resultados frustrantes.


A apresentadora Sabrina Sato, de 29 anos, faz parte do grupo das sortudas. Dona de um par de pernas – e de um bumbum – de fazer inveja à mais bem resolvida das mulheres, ela se diz indisciplinada e preguiçosa para atividades físicas. “Deveria fazer musculação com mais frequência, mas, como não consigo acordar cedo, às vezes fico semanas sem fazer nada. Depois malho todos os dias por uma semana e recupero”, diz.

Conversa de beldade famosa para matar as outras de inveja? O personal trainer paulistano Alessandro Melo, da Academia Reebok, diz que já passou alguns treinos para a apresentadora e que é tudo verdade.

O conselho dele para quem não tem a mesma sorte é evitar ambições descabidas. “É preciso se comparar a você mesma, pois seu potencial genético é único. Você não vai ficar igual a ninguém, vai ficar igual a você, mas melhorada”, afirma.

A predisposição genética invisível vai determinar quanto de músculos uma pessoa conseguirá desenvolver. Mas pela análise do tipo físico é possível ter pelo menos pistas sobre seu potencial. Ou se ja, descobrindo qual é o seu biotipo.


ENDOMORFO -Normolínea
São pessoas de elevado peso corporal que têm tendência a acumular gordura subcutânea, de formas arredondadas, abdômen saliente e braço e pernas proporcionalmente curtos. A musculação é bem indicada para agir na queima gordura e conquistar massa muscular. O endomorfo tem uma estrutura óssea larga e um metabolismo lento, por isso ganha peso facilmente e apresenta dificuldade para perder gordura.

MESOMORFO – Brevilínea
É o corpo privilegiado, bem dotado fisicamente e ideal para a musculação – perfeito para os padrões estéticos atuais e possuem baixa gordura corporal. São pessoas de ossos largos, tórax grande, cintura fina, com musculatura predominante. Sua boa estrutura óssea e densidade muscular facilitam a pratica de musculação.

ECTOMORFO – Longílinea
Têm ossos estreitos e salientes, músculos delgados, ombros caídos. Tendência a baixo percentual de gordura corporal. Estrutura óssea comprida, magros e longilíneos. Seu metabolismo é acelerado em comparação aos outros tipos e apresenta maior dificuldade de ganhar peso e volume muscular. Desde que se realize um bom treino, uma boa alimentação, o ectomorfo pode obter resultados surpreeendentes.

MISTO
São os que não se encaixam em nenhum dos tipos definidos acima ou que têm características de dois ou mais tipos diferentes.

Vale lembrar que há indivíduos que não são totalmente ectomorfos, mesomorfos ou endomorfos. Podendo haver predominância de um tipo, ou de outro.

Portanto, compreender as características do seu corpo e como ele responde a determinados tipos de estímulos é de extrema importância para o bom êxito no seu treinamento.

É isso, a cada dia que passa descubro mais coisas interessantes! Em todos os sentidos”
Aliás, ando numa fase de busca de conhecimento, na vedade, estamos sempre buscando

Boa semana para você!
Fique bem.
Fique com Deus!
Super beijo,
Márcia

Nenhum comentário: