sábado, 14 de março de 2009

Perigo Digital....

Diante da nova era digital, encontramo-nos em meio a um problema que deveria ser uma solução.

A comunicação humana, mais objetivamente falando, a comunicação homem-mulher está com interferências absurdas que as pessoas parecem não notar.

Pelas pesquisas feitas por diversas fontes, entre elas pelos pesquisadores Pierre Weil e Roland Tompakow (Autores do livro: O corpo fala) ou ainda pelo casal Allan e Barbarah Pease (Autores do livro: Por que os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor), a linguagem falada ocupa uma faixa de somente 15 a 30 % do que as pessoas realmente vão entender de uma conversa, ou seja os outros 70 a 85% da comunicação dependem de outros aspectos que não são a linguagem propriamente dita.

Vamos tomar como ponto de partida: o olhar.

Repare que quando você olha para uma pessoa, e conversa com ela, frequentemente movimenta os seus olhos e em alguns casos a sua cabeça, para as três direções, acima, direita e esquerda.

Segundo os neurologistas e alguns psicólogos de plantão, esse movimento aparentemente involuntário serve para nos dizer que a parte do cérebro que a pessoa falante está utilizando como método julgador para formar sua comunicação. Por exemplo:
  • se o falante está em vários momentos, movendo seus olhos para cima e para a direita, é possível que ele esteja usando a sua imaginação ou criatividade (e possivelmente está mentindo);

  • se for o contrário, e o falante estiver movendo seus olhos para cima e para a esquerda, isso significa que está usando a parte do cérebro que guarda as informações (e possivelmente está falando a verdade).

O movimento das mãos, também tem uma importância singular, pois é a partir delas que verificamos a disponibilidade comunicativa da pessoa.

Somando as mãos com o tronco, os ombros, os olhos, as sombrancelhas, o rosto, e até a cintura, podemos verificar algumas intenções e receptibilidade do sexo oposto.

Paremos de falar no visual, e no cinético e vamos falar de um outro aspecto muito importante: o auditivo.

Algumas mulheres já devem ter falado ou ouvido de alguns homens ou outras mulheres a seguinte frase:

  • Eu não estou gostando do seu tom.

Pois é, olha só que interessante. O tom de voz, a altura, o timbre e a trepidação frequencial vocal podem entregar muitos aspectos da personalidade de uma pessoa, e se não isso, no mínimo entregam o estado de espírito atual da pessoa naquele momento.

Algumas das pessoas que lerem isso, hão de concordar que, no mínimo aparentemente, as pessoas que gritam mais e tem o tom de voz mais variante, são as mais instáveis psicologicamente falando. São as que mais tem problemas não resolvidos, auto-estima baixa e geralmente as maiores causadoras de conflitos relacionais.

Agora que já preparamos o terreno, vamos nos concentrar um pouco mais num problema que eu considero maior. Como, amiga leitora, será possível fazer a leitura corporal e comunicativa com uma pessoa, através de um sistema único de informação que não permite a leitura de todos os itens necessários para o entendimento completo ou, no mínimo, mais abrangente?

Compliquei né? Vou mudar a maneira de perguntar e me tornar mais direto ainda. Se já é difícil para os homens e mulheres se entenderem da maneira mais simples possível que é a conversação ou a paquera ou qualquer que seja a modalidade quando estão presentes um de frente a outro, me pergunto e perguntos às amigas leitoras, o quanto complicado fica a comunicação, quando não há os componentes necessários citados acima para um entendimento mais profundo a respeito do assunto e uma leitura mais abrangente da comunicação do interlocutor.

Na era digital, que pressupostamente viria a ajudar-nos, os homens e mulheres estão virando o que chamo de inaptos comunicacionais.

Quantos já não se encontraram na seguinte situação: Estão falando com uma pessoa interessante, e de repente, acabam falando ou ouvindo alguma coisa que "era pra ser uma brincadeira", ou "era pra ser só um desabafo" mas que acabou se tornando em uma mágoa para a pessoa que recebeu.

Tais aparatos de comunicação como ORKUT, MSN, TELEFONE, CELULAR, são muito bons para fazer com que as pessoas se comuniquem, se interagem, se encontrem, e falem. Porém, principalmente os dois primeiros são muito falhos no toante de não conseguirem 'preencher as lacunas' necessárias para que se faça uma comunicação decente e satisfatória. E o grande problema se concretiza quando tais lacunas são preenchidas com os sentimentos e as ansiedades do interlocutor. Pois, se o interlocutor não vê com quem está falando, na realidade, está se comunicando é com os próprios sentimentos, o que não é a verdade.

O que fora feito para unir as pessoas, nesse ritmo, se elas mesmas não perceberem, acabará é fazendo com que elas acabem se afastando, mesmo sem querer. Então, quando isto acontecer, a comunicação estará acabada. E não adiantará usar msn, orkut, telefone ou celular pois os sentimentos terão sido feridos, porém não voluntariamente, mas sim pela falta de calor humano.

Nenhum comentário: