domingo, 29 de março de 2009

O fogo do olhar

No domingo do dia oito de março, fui numa apresentação de dança do ventre.

Como professor de yóga, não posso opinar muito profundamente a respeito dos benefícios dessa exótica modalidade de dança; mas posso expressar minha admiração pelo grande trabalho que está sendo feito pela rede El Helwa.

Antes de prosseguir, confesso que este tipo de dança me agrada muito e talvez este fato interfira no meu pré-julgamento. Porém, como humanista e adepto da classe bioenergética, afirmo que aquilo que eu presenciei, desde a primeira vez em que observei a primeira moça dançando, foi um milhão de vezes melhor do que qualquer tipo de erotismo com os quais a sociedade ocidental está acostumada.

Já a partir da primeira dança, me apaixonei, não pela moça, não pelas suas partes do corpo, mas sim pelo que consegui ver além. Me foi possível, a partir do ponto de observação e audição em que me encontrava, testemunhar algo que geralmente não acontece, é pouco procurado, e muito menos apreciado por muitos ocidentais.

Foi possível mais uma vez perceber, nos olhos das moças, dentro dos olhos de todas e cada uma delas o fogo da decisão, segurança e atitude.

Nos dias atuais, está cada vez mais difícil delimitar papeis dos homens e das mulheres na sociedade, pois, haja visto que desde aquela queimada dos soutiens na década de 60, muitos homens estão digamos, como baratas tontas; porém, algumas mulheres, como tiveram que encontrar sua própria independência, acabaram por bater de frente com sua própria personalidade e situação feminina (antigamente pré-determinada pela sociedade machista como somente ‘aquela que vai parir, cuidar da cria, da casa e do marido’) e tomar uma atitude. Poderia afirmar categoricamente que qualquer uma e todas aquelas moças, ao fazerem aqueles tipos de performances, exercitam as características da decisão, segurança e atitude, muito valorizadas pelas pessoas que sabem apreciar o que é bom e útil.

Sou impelido a afirmar que durante a apresentação da dança do ventre, pude ver os olhos das moças, meninas e mulheres. Mas indo mais fundo, que é o meu objetivo deste texto, considero importantíssimo comentar a respeito dos olhares.

Como observador, tenho como opinião que é de suma importância relatar que foi algo diferente; ver aquelas mulheres dançando com toda aquela desenvoltura naquelas lindas roupas exóticas foi uma experiência única. É comparável ao se presenciar o nascimento de uma flor de lótus, tão lindo quanto esse acontecimento que só ocorre no meio do lodo, fato este que afirma e reafirma que todas as mulheres são lindas e especiais em sua própria maneira particular.

Além disso, foi possível observar também o brilho nos olhos de alguns pais, maridos, namorados, noivos acompanhados de um sorriso; dessa forma eu obtive a confirmação de um dos aspectos mais bonitos existentes na relação homem-mulher que é a Aceitação tanto delas em relação ao próprio corpo delas, às possibilidades e habilidades delas, quanto deles referente ao fato de participarem desta escolha feita por elas.

Parabenizo todas as moças e mulheres de força, pois sei muito bem que é muito mais difícil que os homens ocidentais aprendam a ser mais sensíveis do que as mulheres aprenderem a ser mais fortes, seguras e decididas daquilo que elas mais desejam.

Bom, aqui deixo também o endereço do espaço da professora de dança do ventre, Munera el Helwa.

RUA PADRE BENEDITO DE CAMARGO 359

PENHA

TEL: 2647-0160

Namastê

sexta-feira, 20 de março de 2009

Ilusão, sua maldita, eu JÁ TE VI!


Eu tenho que me lembrar todos os dias. (SOBE)
Não sei se vc me respeitava, não sei se vc me amava, nem se vc gostava de mim.(SOBE)
Mas sei que hoje, vc não me respeita nem um pouco, e isso me entristece.(SOBE)
Tá na hora de eu deixar de ficar triste por mim mesmo.(SOBE)

Se não é possível obter seu respeito naturalmente, não será por força que ele me será dado.(SOBE)
Fico feliz de ser tão sociavel com minhas amigas.(SOBE)
Mais feliz ainda quando elas conseguem resolver os relacionamentos delas.(SOBE)
Ou então quando terminam a relação e voltam a viver.(SOBE)

É triste isso, não acha?(SOBE)
Uma relação que deveria ser para somar, mas que na realidade, subtrai e fraciona o ser humano.(SOBE)
Quando isso acontece, jamais deve ser chamada de relação, mas sim de submissão.(SOBE)
Quando estou nessas de tristeza, a única coisa que vem à minha mente é. (SOBE)

Eu mereço isso? Eu preciso disso? Eu posso sair disso? (SOBE)
Merecer isso, não importa. (SOBE)
Precisar disso, sei que não preciso. (SOBE)
E sei que posso sair dessa, senão não estaria aqui hoje. (SOBE)

Maya, tu és falsa tal qual promessas política, promessas de ano novo, ou promessas de dietas para emagrecer. (SOBE)
E tu vai perder pois eu já te vi. (SOBE E LEIA TUDO DE NOVO)

Gravura de M.C. Escher

sábado, 14 de março de 2009

A arte de Dizer NÃO

Tenho inúmeros pacientes cuja pressão elevada, insônia, distúrbio da ansiedade, depressão, compulsão alimentar ou obesidade foram causados pela incapacidade de dizerem NÃO. Eles saem pela rua colocando sobre as costas toda e qualquer carga de responsabilidade que encontram pela frente. No final do dia, estão piores que o último bagaço de laranja do Ceasa, e ainda recebem críticas porque estão deixando o serviço atrasar...

Dizer NÃO é essencial, mas o problema é que não recebemos treinamento específico para isso. As empresas, as universidades, os cursos pré-nupciais, em toda parte onde se ensina a fazer alguma coisa, ninguém ensina como NÃO fazer. Contudo, existem ocasiões em que você simplesmente já tem tarefas demais, e ser capaz de dizer NÃO pode ser a única forma de manter a sanidade física e mental.

Se você vive reclamando de desgaste e sobrecarga de trabalho, e só agora percebeu que é mais uma vítima dos que não sabem dizer NÃO, recomendo o seguinte: faça uma lista das situações em que você gostaria de dizer NÃO, mas não foi capaz de abandonar o SIM. E escolha uma desculpa de acordo com sua personalidade a partir da lista abaixo:

O EXECUTIVO
Ele diz NÃO escapando pelo excesso de coisas por fazer: "O problema é que estou envolvido em outros projetos até 2096..." ou então "No momento (leia-se: até o dia em que você parar de pedir) não acredito que seja possível encaixar mais nada na agenda...". Alguns ainda fecham com chave de ouro, tirando da pasta todo seu grau de excelência, dizendo "E além de tudo, tenho que manter aquela qualidade que você já conhece."

O RELAÇÕES-PÚBLICAS
De repente o sujeito é seu amigo, mas ainda assim... "Rapaz, prefiro recusar agora a fazer um serviço ruim e lhe prejudicar". Ou "Até gostaria, o problema é que estou atolado em outro trabalho, sem tempo para nada". Porém, um verdadeiro Relações-Públicas sempre dará um jeito de emendar a recusa com algo como: "Mas posso indicar alguém para ajudar se você quiser". E lhe encaminhará para um Executivo. Ou um Pobre-Coitado.

O POBRE-COITADO
Balance a cabeça de modo tristonho enquanto repete "Olha, infelizmente não me acho a pessoa mais indicada para esse serviço", "Não tenho muita experiência no assunto" ou "Não é o meu forte". Mas atenção: evite emendar as 3 desculpas em uma mesma frase. Não gaste de uma vez todos os seus trunfos! Dê respostas diferentes para cada vez que o outro insistir.
Se preferir, recuse fazendo uma massagem estilo drenagem linfática no Ego do outro ("Tenho certeza de que você é capaz de fazer isso pelo menos 10 mil vezes melhor do que eu!") ou chore um lamento hipocondríaco tipo "O médico recomendou que reservasse um tempo livre para cuidar da saúde, dedicar à família, descobrir meu verdadeiro eu, sabe como é...".
Até eu fiquei com pena.

O PRÁTICO
Algumas vezes, um simples e curto NÃO é suficiente. Os especialistas em Recursos Humanos recomendam que você faça isso de modo claro, firme porém cortês, deixando todas as portas abertas para um bom relacionamento no futuro. Depois, monte um curso bem caro para contar como foi que você conseguiu um milagre desses.

*Dr. Alessandro Loiola é médico, escritor e palestrante. Autor de, entre outros livros, "Para Além da Juventude - Guia para uma Maturidade Saudável" (Editora Leitura). Fale com ele pelo e-mail aloiola@brpress.net

Texto retirado do site do yahoo.

Perigo Digital....

Diante da nova era digital, encontramo-nos em meio a um problema que deveria ser uma solução.

A comunicação humana, mais objetivamente falando, a comunicação homem-mulher está com interferências absurdas que as pessoas parecem não notar.

Pelas pesquisas feitas por diversas fontes, entre elas pelos pesquisadores Pierre Weil e Roland Tompakow (Autores do livro: O corpo fala) ou ainda pelo casal Allan e Barbarah Pease (Autores do livro: Por que os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor), a linguagem falada ocupa uma faixa de somente 15 a 30 % do que as pessoas realmente vão entender de uma conversa, ou seja os outros 70 a 85% da comunicação dependem de outros aspectos que não são a linguagem propriamente dita.

Vamos tomar como ponto de partida: o olhar.

Repare que quando você olha para uma pessoa, e conversa com ela, frequentemente movimenta os seus olhos e em alguns casos a sua cabeça, para as três direções, acima, direita e esquerda.

Segundo os neurologistas e alguns psicólogos de plantão, esse movimento aparentemente involuntário serve para nos dizer que a parte do cérebro que a pessoa falante está utilizando como método julgador para formar sua comunicação. Por exemplo:
  • se o falante está em vários momentos, movendo seus olhos para cima e para a direita, é possível que ele esteja usando a sua imaginação ou criatividade (e possivelmente está mentindo);

  • se for o contrário, e o falante estiver movendo seus olhos para cima e para a esquerda, isso significa que está usando a parte do cérebro que guarda as informações (e possivelmente está falando a verdade).

O movimento das mãos, também tem uma importância singular, pois é a partir delas que verificamos a disponibilidade comunicativa da pessoa.

Somando as mãos com o tronco, os ombros, os olhos, as sombrancelhas, o rosto, e até a cintura, podemos verificar algumas intenções e receptibilidade do sexo oposto.

Paremos de falar no visual, e no cinético e vamos falar de um outro aspecto muito importante: o auditivo.

Algumas mulheres já devem ter falado ou ouvido de alguns homens ou outras mulheres a seguinte frase:

  • Eu não estou gostando do seu tom.

Pois é, olha só que interessante. O tom de voz, a altura, o timbre e a trepidação frequencial vocal podem entregar muitos aspectos da personalidade de uma pessoa, e se não isso, no mínimo entregam o estado de espírito atual da pessoa naquele momento.

Algumas das pessoas que lerem isso, hão de concordar que, no mínimo aparentemente, as pessoas que gritam mais e tem o tom de voz mais variante, são as mais instáveis psicologicamente falando. São as que mais tem problemas não resolvidos, auto-estima baixa e geralmente as maiores causadoras de conflitos relacionais.

Agora que já preparamos o terreno, vamos nos concentrar um pouco mais num problema que eu considero maior. Como, amiga leitora, será possível fazer a leitura corporal e comunicativa com uma pessoa, através de um sistema único de informação que não permite a leitura de todos os itens necessários para o entendimento completo ou, no mínimo, mais abrangente?

Compliquei né? Vou mudar a maneira de perguntar e me tornar mais direto ainda. Se já é difícil para os homens e mulheres se entenderem da maneira mais simples possível que é a conversação ou a paquera ou qualquer que seja a modalidade quando estão presentes um de frente a outro, me pergunto e perguntos às amigas leitoras, o quanto complicado fica a comunicação, quando não há os componentes necessários citados acima para um entendimento mais profundo a respeito do assunto e uma leitura mais abrangente da comunicação do interlocutor.

Na era digital, que pressupostamente viria a ajudar-nos, os homens e mulheres estão virando o que chamo de inaptos comunicacionais.

Quantos já não se encontraram na seguinte situação: Estão falando com uma pessoa interessante, e de repente, acabam falando ou ouvindo alguma coisa que "era pra ser uma brincadeira", ou "era pra ser só um desabafo" mas que acabou se tornando em uma mágoa para a pessoa que recebeu.

Tais aparatos de comunicação como ORKUT, MSN, TELEFONE, CELULAR, são muito bons para fazer com que as pessoas se comuniquem, se interagem, se encontrem, e falem. Porém, principalmente os dois primeiros são muito falhos no toante de não conseguirem 'preencher as lacunas' necessárias para que se faça uma comunicação decente e satisfatória. E o grande problema se concretiza quando tais lacunas são preenchidas com os sentimentos e as ansiedades do interlocutor. Pois, se o interlocutor não vê com quem está falando, na realidade, está se comunicando é com os próprios sentimentos, o que não é a verdade.

O que fora feito para unir as pessoas, nesse ritmo, se elas mesmas não perceberem, acabará é fazendo com que elas acabem se afastando, mesmo sem querer. Então, quando isto acontecer, a comunicação estará acabada. E não adiantará usar msn, orkut, telefone ou celular pois os sentimentos terão sido feridos, porém não voluntariamente, mas sim pela falta de calor humano.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Pensando em sexo...


Me peguei neste exato momento pensando em sexo, por isso resovi compartilhar este post com mais uma das minhas insólitas opiniões.

As mulheres, desde um bom tempo já, queimaram seus soutiens em protesto por direitos iguais em relação ao tratamento que o mundo lhes dava.

Tudo bem, concordo que muita coisa melhorou no aspecto humano das mulheres, mas tem certas coisas que incomodam e bastante.

Como esse tópico é relacionado ao sexo, vamos deixar uma coisa bem clara pra algumas das mulheres desavisadas que adoram se 'informar' ao ler revistinhas da moda.
1º - Lugar de mulher é na cozinha e lugar de homem é na pia da cozinha (troca-troca nesse sentido é permitido e muito bem vindo);
2º - Mulher no volante é um problema, mas pior é homem estressado no volante. Fato, homens dirigem melhor, mas mulheres são mais cuidadosas;
3º - Quem não sabe se tocar, não sabe onde ter prazer, e não consegue ensinar a(o) parceira(o) o que fazer;
4º - Quem espera que o parceiro acerte seu ponto G, fica só na expectativa, e ele não vai acertar nunca;
5º - Quem não tenta fazer o outro feliz, deve ficar infeliz sempre;
6º - Todos os homens gostam de sexo, mas poucos sabem o que estão fazendo kk.

terça-feira, 10 de março de 2009

Traições e sentimentos


Tem certas coisas que tiram a paz de espírito das pessoas.

Eu adoro os seres humanos, meus semelhantes, meus vizinhos, meus colegas de trabalho... mas em certas situações, às vezes eu perco totalmente a fé que ainda mantenho no ser humano, como se fosse uma ínfima vela que balança num ventaval.

Só nesse ano, já por duas vezes, dois pais de alunos vieram brigar comigo por eu fazer o meu trabalho seguindo as ordens superiores.

Os pais não ficaram satisfeitos e sambaram o crioulo doido em cima da minha auto estima, sem dizer que poderia até ser classificado como desacato.

Como não sou de brigar por pouca merda, colei um sorriso no rosto e decidi passar os problemas para os meus superiores.

Não foi surpresa nenhuma que as situações foram resolvidas 'DA MANEIRA COMO EU JÁ HAVIA PREVISTO' para os pais, e eles conseguiram o que queriam.

Agora, para espanto de minha pessoa, essas duas criaturas nefastas, com a maior cara de pau do mundo, me pediram desculpas.

Eu me pergunto em que lugar da bíblia diz que o ser humano pode fazer todas as merdas possíveis, e se comportar de todas as maneiras possíveis, e depois pedir desculpas, e será perdoado.

Sei que não sou ninguém, sei que só a Entidade Superior para julgar as pessoas pelos seus desvarios e seus atos egoísticos. Porém, sei também do sentimento de impunidade. Não me sinto em direito nenhum de ridicularizar aquelas pessoas ou rebaixá-las em seu aspecto moral, pois como eu digo "Se continuar olho por olho, todo mundo fica cego", mas DOEU!

É como se Brutus tivesse esfaqueado Julius César pelas costas, e enquanto vai lentamente retirando a lâmina da coluna de Julius, Brutus olhasse profundamente em seus olhos e dissesse: "Me perdoe se te machuquei"

Então Julius Cesar responderia:

"Eu até que te perdôo, meu amigo, mas isso não ameniza o fato de que você me matou"

segunda-feira, 2 de março de 2009

Tradução - La Tortura.

Shakira feat. Alejandro Sanz

La Tortura
A Tortura

Lyrics

Alejandro: Ay payita mía
Ai branquinha minha
Guárdate la poesía
Guarde a poesia para ti
Guárdate la alegría pa'ti
E a alegria também
(ay dame dame damelo)
(ay me dá, me dá)

Shakira: No pido que todos los días sean de sol
Não peço que todos os dias sejam de sol
No pido que todos los viernes sean de fiesta
Nem peço que todas as sextas feiras sejam de festa
Tampoco te pido que vuelvas rogando perdón
Muito menos te peço que volte pedindo perdão
Si lloras con los ojos secos
Se chora com os olhos secos
Y hablando de ella
E falando dela

Shakira: Ay amor me duele tanto
Ai amor me dói tanto
Alejandro: Me duele tanto
Me dói tanto
Shakira: Que te fueras sin decir a dónde
Que você tenha ido sem me dizer onde
Refrão
Ay amor, fue una tortura perderte
Ai amor, foi uma tortura perde-lo
Alejandro: Yo se que no he sido un santo
Sei que não tenho sido um santo
Pero lo puedo arreglar amor
Mas posso melhorar amor
Shakira: No solo de pan vive el hombre
Nem só de pão vive um homem
Y no de excusas vivo yo.
E nem de desculpas vivo eu
Alejandro: Sólo de errores se aprende
É se errando que se aprende
Y hoy sé que es tuyo mi corazón
E hoje sei que meu coração é teu
Shakira: Mejor te guardas todo eso
Melhor guardar tudo isso
A otro perro con ese hueso
Pra outra cadela esse osso
Y nos decimos adiós
E nos dizermos adeus.

No puedo pedir que el invierno perdone a un rosal
Não posso pedir que o inverno poupe uma roseira
No puedo pedir a los olmos que entreguen peras
Não posso pedir que macieiras entreguem peras
No puedo pedirle lo eterno a un simple mortal
Não posso pedir o eterno a um simpes mortal
Y andar arrojando a los cerdos miles de perlas
E ir jogando milhares de pérolas às porcas

Alejandro: Ay amor me duele tanto
Ay amor me dói tanto
Me duele tanto
Me dói tanto
Que no creas más en mis promesas
Que não acredite mais em minhas promessas
Shakira: Ay amor
Ai amor
Alejandro Sanz: Es una tortura
É uma tortura
Shakira: Perderte
Perde-lo

Alejandro Sanz: Yo sé que no he sido un santo
Refrão

No te bajes, no te bajes
Não se vá, não se vá
Oye negrita mira, no te rajes
Óia minha neguinha, não se ....?
De lunes a viernes tienes mi amor
De segunda a sexta tem meu amor
Déjame el sábado a mi que es mejor
Me deixe o sábado que é melhor
Oye mi negra no me castigues más
Olha minha neguinha não me castigue mais
Porque allá afuera sin ti no tengo paz
Pois lá fora sem você não tenho paz
Yo sólo soy un hombre arrepentido
Sou como um homem arrependido
Soy como el ave que vuelve a su nido
Sou como a ave que volta a seu ninho

Yo se que no he sido un santo y es que no estoy hecho de cartón
Sei que não tenho sido um santo e que não sou feito de papel
Shakira: No sólo de pan vive el hombre
Nem só de pão vive o homem
Y no de excusas vivo yo.
Nem de desculpas vivo eu.
Alejandro: Sólo de errores se aprende
É errando que se aprende
Y hoy sé que es tuyo mi corazón
E hoje sei que meu coração é teu

Shakira: Ay ay ay, Ay ay ay, Ay, todo lo que he hecho por tí
Ai, ai, ai, tudo o que tenho feito por ti
Fue una tortura perderte y me duele tanto que sea así
Foi uma tortura te perder e me dói tanto que seja assim
Sigue llorando perdón
Continue implorando perdão
Yo... yo no voy
Eu... eu não vou
A llorar hoy por tí
Chorar hoje por você.