sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Da série, perguntas que não querem calar.

Por que as notas musicais são chamadas de DÓ RÉ MI FÁ SOL LÁ SI DÓ?
Guido D'Arezzo era um teórico musical e monge beneditino que viveu na Itália de 995 a 1050 d.C. D'Arezzo percebeu que alguns estudantes tinham dificuldade de aprender as notas musicais e resolveu dar nome a elas. Usou as primeiras sílabas da primeira parte de um hino latino para São João, numa escala ascendente.
As sete linhas eram.

UT queant laxis
REsonare fibris
MIra gestorum
FAmuli tuorum
SOLve pulluti
LAbii reatum
Sancte Iohannes

No século XVII, UT foi mudado para DÓ deixando a escala mais fácil para ser cantada. Mais tarde outro DÓ foi adicionado no final para compor uma oitava.

Não conheço a total veracidade disso, mas, ao menos, aparentemente, a escala tá certa kk.


From the series, questions that have to be answered.

Why the musical notes are rated as DO RE MI FA SOL LA SI DO?
Guido D'Arezzo was a musical theorical and benedictine monk who lived on Italy from 995 to 1050. D'Arezzo noticed that some students had problems on learning the musical notes and solved to name them. Used the first syllabes of the first parte of a latin anthien to Saint John, on an ascendent scale.
The seven lines were.

UT queant laxis
REsonare fibris
MIra gestorum
FAmuli tuorum
SOLve pulluti
LAbii reatum
Sancte Iohannes

On century XVII, UT was changed to DO making it easier to be sung. Later another DO was added at the end to finish an eighth.

I don't know the veracity of that, but, at least, aparetly, the scales are right. lol

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